Fernão Capelo Gaivota é um livro maravilhoso, com muitas mensagens... E por isto, resolvi colocar aqui meus fragmentos favoritos.
"Há tanta coisa para aprender"
"Apertou novamente os olhos em frestas para proteger-se do vento e sentiu um grande júbilo."
"Promessas desse tipo só valem para gaivotas que aceitam o comum."
"Seu pensamento foi de triunfo."
"PODEMOS NOS ERGUER DE NOSSA IGNORÂNCIA, PODEMOS NOS CONSIDERAR CRIATURAS EXÍMIAS, INTELIGENTES, HÁBEIS. PODEMOS SER LIVRES! PODEMOS APRENDER A VOAR!"
"Eles não conseguem compreender! Ele estão enganados, estão enganados!"
"Aprendeu a voar e não se arrependeu pelo preço pago. Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a raiva são as razões pelas quais é tão curta a vida das gaivotas, e, com essas limitações longe de seus pensamentos, viveu, na verdade, uma longa vida."
"Ele PODIA voar mais alto e era tempo de voltar para casa."
"Nada aprenda e o próximo mundo será o mesmo que este, com todas as mesmas limitações e pesos de chumbo para superar."
"Em vez de envelhecido pela idade, o Ancião fora rejuvenescido pelo tempo."
"Você começará a tocar o céu, Fernão, no momento em que tocar a velocidade perfeita [...] A velocidade perfeita, meu filho, é estar lá."
"Para voar tão rápido como o pensamento, para ir a todos os lugares que existem - respondeu - você tem que começar sabendo que já chegou lá..."
"Nessa ocasião, você estará pronto para iniciar o voo mais difícil, mais poderoso, mais divertido de todos. Estará pronto para começar a voar para o alto e aprender o significado da bondade e do amor"
"VÊ MAIS LONGE A GAIVOTA QUE VOA MAIS ALTO."
"Se nossa amizade depender de coisas como espaço e tempo, então, quando finalmente dominarmos os dois, teremos destruído nossa fraternidade! Mas, supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo, e tudo que nos resta á o Agora. E entre o Aqui e o Agora, você não acha que a gente pode se ver de vez em quando?"
"-Temos liberdade pra ir onde quisermos e ser o que somos - respondeu Fernão.
" - Você está dizendo que eu posso voar?
- Eu digo que você é livre."
"Nenhum limite Fernão?, pensou, e sorriu. Sua corrida para aprender havia começado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário